Nossa Missão


O presente blog tem por principal objetivo a publicação de artigos sobre a criação e manejo das abelhas nativas de diferentes espécies. Sabemos que as abelhas originárias do continente Americano ainda não são valorizadas como deveriam ser. Ocorre que a grande maioria das pessoas não as conhecem e consequentemente não sabem o quanto são valiosas para a manutenção da fauna e que podem ser usadas para melhorar muitos aspectos sociais, culturais e principalmente econômicos. Por isso acredito que a divulgação desta maravilha natural é de suma importância para a coletividade.

João Victor Cunha Peluchi

segunda-feira, 2 de março de 2015

Voltando à Ativa Com Um Grande Presente

É com grande prazer que volto a me dedicar ao blog após um bom tempo ausente. A priori peço desculpas por não dar continuidade com as publicações, pois, sei que servem de grande ajuda para aqueles que estão em busca de dicas iniciais na atividade e também é uma importante ferramenta de troca de experiências entre os meliponicultores. 

Entretanto, já estava planejando este retorno, bastaria um bom motivo ou um bom assunto. Pois bem, o motivo de grande "inspiração" que me motivou o suficiente para retomar os trabalhos surgiu com grande espontaneidade como um presente que a vida nos da sem que estejamos esperando.  

Trata-se de um conquista...

Entrada da caixa de Uruçu 
                                   


 Está é minha primeira caixa de abelha da espécie Uruçu (Melipona Scutellaris).

Sem duvidas é um grande motivo de alegria, pois não é tão fácil adquirir esta bela espécie. O grande feito ocorreu após um almoço em família na Agro Estância localizada na cidade de Ibiraçu ES. Após o almoço em suas dependências resolvi fazer um breve passeio em suas instalações para dar uma aliviada na comilança rsrsrsrsrsr.... foi quando me deparei com um belo meliponário pertencente a um dos donos do local. 

Após uma breve conversa, acordamos em fazer algumas trocas de enxames. 

Só peço desculpas por não publicar fotos do local, pois, ainda não fui autorizado pelos responsáveis, mas prometo que farei novos contatos para obter maior liberdade e quem sabe todos terão acesso ao meliponário que me presenteou. 

Logo de cara, pude observar uma bela rainha aparentemente jovem e com bom número de posturas.


Abelha Uruçu Rainha
                                  



Também pude notar que a produção de mel e pólen estão em alta. Isso é devido a vasta área de matas nativas intocadas e alguns campos de plantio de café e eucalipto que existem no local. Seria preocupante se não houvesse um belo estoque de mel e pólen dentro da caixa com tanta oferta local rsrssrs


Produção de Mel e Pólen das abelhas
                                  


Meus próximos passos voltam-se para a possibilidade de um desdobramento deste enxame, por isso, mais do que imediatamente entrei em contato com o amigo Kalhil Pereira França do Meliponário do Sertão, a quem sou grato por me atender pronto e educadamente ao tirar algumas duvidas sobre a espécie em tela. 

E é isso, a princípio farei algumas pesquisas e estudar as novas integrantes do meliponário para que então eu possa fazer um correto manejo e assim trabalhar com melhores margens de sucesso. Aliás, está é a dica inicial que ofereço a todos! Sempre que topar com novos desafios, observe, estude, pesquise e tire duvidas com pessoas que já estão lidando com determinadas espécies, assim tudo torna-se mais simples e os bons resultados virão. 

Agradeço a todos por visitarem ao "nosso" blog!!! Sim, me refiro nosso blog por desejar que todos estejam a vontade neste espaço que serve não apenas para publicar artigos, mas sim para promover a integração entre os meliponicultores e ao reconhecimento das abelhas nativas do nosso país  e principalmente para trocarmos informações. 

conhecimento e a informação são os recursos estratégicos para o desenvolvimento de qualquer país. Os portadores desses recursos são as pessoas. (Peter Drucker)


João Victor Cunha Peluchi
Meliponário Monte Seco




Nenhum comentário:

Postar um comentário